Gastroenterologia

A gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o trato gastrointestinal que é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso incluindo ainda o fígado, vias biliares e pâncreas.

 

É claramente reconhecido, nas clínicas veterinárias de todo o mundo, que as alterações do sistema digestório estão entre as razões mais comuns pelas quais os proprietários de animais procuram assistência veterinária. A importância de uma consideração cuidadosa do histórico quando o paciente apresenta sintomas de uma alteração digestória não deve ser subestimada.

 

Muitos pacientes com doenças gastrointestinais crônicas, as quais frequentemente podem estar associadas com períodos de desconforto causados por náusea, vômito, diarréia, tensão e/ou dor abdominal, podem ter seus problemas resolvidos ou controlados a partir de um diagnóstico mais preciso.

 

Pelo fato das doenças relacionadas ao sistema digestório estarem vinculadas a uma ampla variedade de sinais e sintomas e pelo fato de  doenças de outros sistemas corpóreos poderem causar  sinais clínicos de disfunção gastroentestinal, há necessidade de uma triagem  cuidadosa unindo-se a  procedimentos diagnósticos mais específicos. Além de exames complementares comuns como ultrassonografia, radiografia, endoscopia e outros, exames como biopsia hepática, teste para ácidos biliares, TLI (imunorreatividade à tripsina sérica) têm sido incorporados à rotina veterinária.

 

Além de diagnosticar e tratar de doenças que envolvem o trato gastrointestinal, a medicina hoje em dia visa  à medicina  preventiva, por isto, junto ao clínico, o serviço de gastroenterologia da radiovet  oferece,  além de busca diagnóstica e tratamento, informações de caráter preventivo a fim de evitar ou retardar o aparecimento de sintomas  e desenvolvimento de doenças envolvendo o sistema digestório.

> Voltar

Nossas especialidades

©  2017 por Clínica Radiovet.