Eletro e Ecodopplercardiograma

ELETROCARDIOGRAMA (ECG):

Talvez seja o mais comum solicitado em cardiologia, apesar de datar do final do século 19 ou começo do século 20, ainda é um bastante útil na avaliação cardiológica.

Consiste, basicamente, na avaliação da atividade elétrica do coração, gerada pelas suas contrações, que são registradas através de ondas. Na analise do traçado eletrocardiográfico podemos diagnosticar as arritmias cardíacas e os distúrbios de condução, pode também ser útil para indicar possíveis distúrbios metabólicos ou eletrolíticos.

 

ECODOPPLERCARDIOGRAMA:

Também chamado de ecocardiograma transtorácico, doppler cardíaco ou simplesmente ECO. O Ecocardiograma é um ultrassom do coração que fornece imagens em movimento do coração e tira fotos para avaliar a saúde cardíaca do seu animal de estimação.

Trata-se de um exame não invasivo, de muito fácil realização e que não causa desconfortos ao paciente. Um Veterinário Cardiologista, especialmente treinado, usa um gel para fazer deslizar um dispositivo parecido com um microfone, chamado transdutor, sobre a área do peito. Isso permite que ondas sonoras forneçam um "retrato" vivo do coração.

O ecocardiograma usa a mesma tecnologia que permite aos médicos ver um feto dentro de uma mãe grávida. Nenhuma radiação é envolvida neste procedimento e a tecnologia pode ser aplicada em animais de todas as idades.

> Voltar

Nossas especialidades

©  2017 por Clínica Radiovet.