Alimentação de cães na saúde e na doença

Imaginem-se numa situação onde, após uma cirurgia cardíaca o médico te liberasse para comer churrasco, feijoada ou dobradinha. Certamente você iria achar no mínimo estranho, certo??

Além de ser estranho é muito errado. É sabido entre humanos que todas as condições de saúde, principalmente as alterações metabólicas, devem ter o acompanhamento de uma dieta adequada, feita por um nutricionista, para dar segurança e garantir o sucesso do tratamento.

No caso de animais de estimação, os cuidados devem ser os mesmos.

Alguns fabricantes de ração já perceberam essa necessidade e lançaram linhas especiais, com modificações na composição, justamente para atender adequadamente alguns desses casos clínicos. Contudo, essas rações têm que ser adequadamente indicadas e devem ter seu manejo modificado para garantir o sucesso de sua utilização.

Como Nutricionista, tenho atendido muitos casos onde os animais não se adequaram a essas rações especiais e em muitos casos o manejo empregado está inadequado. É muito importante que o médico veterinário esteja seguro de como e quando receitar essas rações especiais e esclarecer seu uso adequado para os proprietários.

Em muitos casos as dietas caseiras balanceadas, por serem mais digestíveis e adaptáveis ao caso específico de cada individuo, garantem o sucesso do tratamento, contudo, podem ser trabalhosas para o proprietário sem tempo, para os que não fazem comida em casa ou não tem espaço para armazenamento. Nesses casos as rações clínicas são mais práticas e quando o animal se adapta e o dono é bem orientado, o sucesso no tratamento e melhor resultado.

Dra. Aline C. Almeida

Zootecnista, Especialista em Nutrição Animal

www.aninutri.com.br

#nutricao #nutricaoanimal #alimentacaocaes #saudecanina #nutricaoveterinaria #radiovet #medicinaveterinária

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square