Relato de Caso

O Bulldog Francês, macho de 04 anos, tratado pela Dra Ana Carolina, da clínica Praia dos Bichos, para um quadro de letargia, diagnosticado com hipotereoidismo não responsivo ao tratamento clínico, sem hiperadreno associado. O quadro do paciente apresentou uma significativa piora com início de sintomas neurológicos e passou a ser acompanhado também pela Dra Karla Schmidt, neurologista.

O paciente realizou um exame de tomografia de crânio na Radiovet no dia 13 de janeiro de 2017, aonde foi diagnosticado uma imagem hiperatenuante dorsal à sela túrcica, em topografia de hipófise, medindo em torno de 2,0cm, compatível com neoplasia hipofisária (foto antes).

Sendo assim, foi encaminhado para o atendimento com a Dra Simone, oncologista da Oncopet no dia 14 de janeiro de 2017, aonde foi feita a simulação 2d convencional para o planejamento da radioterapia e foram realizadas 18 frações de radioterapia, 3 vezes por semana.

Na primeira semana de tratamento já houve uma melhora na letargia e o paciente voltou a brincar. Não houve nenhuma intercorrência ao longo do tratamento e nenhum efeito colateral provocado pela radioterapia, somente uma piora da pele devido ao uso do corticóide.

No dia 23 de maio de 2017 foi realizada uma tomografia de crânio de controle, após o término do tratamento e não foi possível visualizar a imagem hiperatenuante e nenhuma outra imagem captante compatível com neoplasia (foto depois).

Esse relato de caso é uma forma de ilustrar os avanços da medicina veterinária no diagnóstico e tratamento de lesões anteriormente consideradas de difícil tratamento, o que tem nos possibilitado auxiliar na devolução da qualidade de vida aos nossos pacientes.

Antes do tratamento

Depois do tratamento.

#saudecanina #radiovet #medicinaveterinária

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square